Ontem fui na pré-estréia, promovida pela Paris Filmes, VH1 e Ellus, do filme The Runaways, que narra a formação da banda de mesmo nome no ano de 1975.
The Runaways foi uma das primeiras bandas de rock formadas apenas por mulheres. No elenco: Kristen Stewart como Joan Jett e Dakota Fanning como Cherie Currie. A trilha sonora conta com músicas da própria banda, além de David Bowie e The Stooges.
As meninas invadem a cena musical, até então dominada somente por homens, armadas com guitarras elétricas, letras e performances cheias de atitude.
O filme tem uma narrativa bastante peculiar, muito próxima ao de um videoclipe. Inclusive a diretora do filme, Floria Sigismondi, já dirigiu clipes de bandas como White Stripes e Marilyn Mason.
I love rock and roll
O filme mostra os 2 lados do mundo da música: a atitude rock´n roll das integrantes da banda e a produção para se criar um produto musical
O produtor da banda, Kim Fowley, acaba sendo praticamente um profissional de marketing. Para se ter uma idéia, ele também produziu bandas como Kiss e Slade. Fowley dirige as meninas de maneira a torná-las mais do que uma simples banda.
A diferenciação já poderia estar na criação de uma banda formada apenas por mulheres, mas o produto não se sustentaria em cima dos palcos sem a atitude. E nisso Fowley também obteve sucesso. Elas acabam se transformando uma resposta aos anseios e desejos enrustidos dos jovens da época. (Assista uma performance gravada no Japão.)
Não sei qual foi a primeira banda a ser criada como se fosse um produto, mas o filme mostra como isso pode ser feito.
Além disso, The Runaways é um capítulo importante da história do rock, que vale a pena ser relembrado. Inclusive por conta de sua guitarrista, considerada uma das mais importantes da história do rock, e criadora de sucessos como esse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário