Um dia desses estava fazendo compras no supermercado, quando fui tomado por pensamentos pecaminosos: quero comer porcaria! Sem pensar, corri para a seção de doces/bolachas/salgadinhos, onde encontrei uma opção irresistível:
A julgar pelo preço - quase 5 vezes mais caro que a média, o produto era importado. Apesar do valor, acabei comprando. Ah, a força da auto-indulgência... O diabinho (ou será o rei?) da gula venceu o anjinho da dieta.
O posicionamento do Burger King é claro: o sabor está acima de tudo. Até de uma amizade, como no caso do famoso Whooper Sacrifice. E, convenhamos: quando decidimos “comer porcaria”, queremos força total! Bacon, queijo extra, molho picante, etc. Bring it on, baby!
Enquanto isso, o McDonald´s tenta tornar seu cardápio mais saudável. Está de olho na aprovação dos pais e nas refeições do dia-a-dia das pessoas. Em sua tabela nutricional, compara as calorias de um PF (arroz, feijão, carne, ovo, salada e batata-frita) com seus lanches.
A sensação que fica é a de que a marca que está passando por uma crise de consciência. Ou, ainda pior: por uma crise existencial.
Com o posicionamento enfraquecido, nem lá nem cá, a marca abre espaço para concorrentes com opções mais bem definidas.De um lado da escala você tem o Burger King (fast food, junk food) e do outro as opções mais saudáveis, como o Subway.
McSucrilhos
Hoje, se McDonald´s tivesse um projeto de extensão da linha de produtos, provavelmente não criaria um salgadinho. É mais provável que esse novo produto fosse algo saudável, como um cereal matinal por exemplo.
O caminho que o McDonald´s está percorrendo é mais longo e, por isso mesmo, mais perigoso. O Burger King está mais certo sobre qual direção seguir. Parece que o nosso amigo Ronald ainda vai ter muito trabalho para se desvincular da sua própria categoria.
Meu Jezuis! Apesar das calorias e gorduras trans e saturadas das quais nunca fugi, sabor é tudo!
ResponderExcluirNa real sou meio anarquista e prefiro comer no BK que tem gosto de verdade e no subway que você vê e deixa cair no chão os ingredientes do que gastar dinheiro com lanches pequenos sintetizados e sem sabor do palhaço maldito. Fim da hegemonia!
Concordo contigo, Colares. Quero muito comer aquele lanche novo de Cheedar do Burger King, hehe!
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