quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como fazer sua idéia "virar"

Acabei de ler o excelente The Tipping Point – how little things can make a big difference, de Malcolm Gladwell. Recomendo altamente. Vou tentar dizer porque sem contar muito do livro.

Quando temos uma idéia (seja ela um produto, atitude ou mensagem) estamos tentando mudar ou influenciar nossa audiência, infectando-a com uma epidemia criada por nós.

Nosso objetivo é fazer com que as pessoas saiam da posição de hostilidade e passem para o estágio de aceitação. Até aí parece simples, mas como fazer isso acontecer?


1) Law of the Few
Existem pessoas excepcionais, capazes de começar uma epidemia. São pessoas que possuem contatos pessoais diferenciados – seja em qualidade ou em quantidade. Basta você saber encontrar essas pessoas e também saber como usar a influência que elas possuem.

Os “poucos” podem ser divididos em:

- Conectores: possuem habilidade natural de fazer amigos. Gostam de pessoas e criam laços fracos com todo mundo. Trafegam em mundos diferentes. Por exemplo: agências de publicidade, clientes, produtoras, mas também estão entre médicos, jogadores de futebol, etc.

- Mavens: é aquele que acumula conhecimento e que gosta de ajudar as pessoas. Não tenta persuadir ou vender alguma coisa, e sim ajudar. Por isso, procura conhecer bem os produtos para poder aconselhar, procura descontos para indicar as melhores negociações. Assim, consomem muita informação, para estar sempre a par do que acontece.

- Vendedores: pessoas que nasceram com o dom da persuasão. São carismáticos, geram empatia instantaneamente, são autoconfiantes e dotados de grande inteligência emocional.

2) Stickness Fatcor
Você pode mudar o conteúdo da comunicação, tornando a mensagem tão memorável que ela acaba ficando “colada” na mente das pessoas, impelindo-as à ação.

Aqui a dica é sempre procurar testar sua idéia, procurando diferentes abordagens até encontrar a melhor fórmula.

3) The Power of Context
Você pode tentar criar um cenário favorável para sua idéia se proliferar ou então (o que é mais comum e mais factível) se aproveitar de algum aspecto que já está acontecendo no contexto atual.

Sabe aquela história de criar uma causa para sua campanha ou produto? É nesse sentido. Você observa o contexto e se apropria dessa causa para facilitar a proliferação da sua idéia.

Dois exemplos de filme que mostram como o contexto muda o comportamento das pessoas:







CONCEITOS INTERESSANTES
O livro apresenta alguns conceitos que vale a pena adiantar:

Teoria do vidro quebrado
Se uma rua tiver um vidro quebrado, logo aparece outro, pois a sensação de abandono influencia nosso comportamento. Esse era o problema com o metrô de NY nos anos 80 e 90. Os vagões eram sujos, quebrados e cobertos de pixação. Para diminuir o número de crimes, as autoridades começaram limpando o metrô. Curioso, não?

150
Diversos grupos chegaram nesse número de diferentes formas. Um cientista fez uma proporção entre o número de macacos que andam em grupo, criando uma equação considerando as diferenças de tamanho do cérebro. O resultado foi bem próximo de 150. Um grupo religioso, que vive afastado da civilização, ao alcançar esse número de pessoas, é dividido em dois. Segundo seu líder, ao passar de 150, as pessoas passam a não se conhecer mais. No exército, um batalhão também costuma ter esse mesmo número.
Segundo o livro, esse é o número máximo de pessoas que você consegue manter uma relação de verdade. Ou seja, pessoas que você encontraria num bar e não ficaria constrangido de sentar para tomar uma bebida.


DICAS
Algumas dicas que o livro traz:

- O paradoxo da epidemia: para criar um grande movimento, você precisa criar diversos pequenos movimentos.

- Ao trabalhar com mavens, vendedores ou conectores, conte com a ajuda deles para criar a mensagem. Você pode até deixar que eles se encarreguem de criar a mensagem sozinhos. Afinal, eles sabem como fazer a tradução para seus contatos. Além disso, eles são permission givers, ou seja, depois que eles experimentam, fica mais fácil as pessoas seguirem.

- Manipule o tamanho do grupo que você vai tentar influenciar. Assim, você acaba tornando-o mais aberto a novas idéias e consegue gerenciá-lo melhor.

- Procure melhorar a forma com que a informação é apresentada. Para isso, o uso de testes é fundamental. Só assim você vai descobrir se a mensagem cola ou não.


"É por isso que as redes sociais são tão voláteis e muitas vezes inexplicáveis. Porque essa é a natureza de todos nós."

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