quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Natal fora de época

 E não é que os supermercados já começaram a vender Panetone? Não é um pouco cedo pra isso? E olha que eu adoro o Natal. Por mim, o quanto antes começar “o clima”, melhor!

Se a gente for pensar nisso, faz tempo que o Panetone deixou de ser um produto sazonal. (Ou pelo menos com uma sazonalidade muito curta.)

Antigamente era comum supermercados queimarem o estoque nas semanas seguintes ao Natal. Os produtos eram vendidos a preços baixíssimos.

Mas hoje as vendas se estendem até a Páscoa, com pouca variação de preço. O Panetone acabou se tornando um concorrente para a Colomba Pascal.

Além disso, os Panetones se diversificaram muito. Quando era criança, só me lembro daquele sabor com frutas cristalizadas (que eu odiava).



Agora os Panetones oferecem diversos tipos de recheio, e se tornaram um tipo de bolo que pode ser consumido praticamente em qualquer época do ano.

Não sei... Acho que isso tira um pouco o charme do produto. Boa parte da graça do Natal está na espera: esperar pelos presentes, pela ceia, etc. (Se existisse Copa do Mundo de futebol todo ano não teria graça, certo?)

O Natal é uma época mágica e é compreensível as marcas tentarem explorar melhor isso, mesmo em outras épocas do ano. Mas isso não é fácil. Você se lembra do programa Todo Domingo É Natal, apresentado pelo Raul Gil? A idéia era usar esse “mote” o ano inteiro, mas pelo visto não deu muito certo.



Não sei você, mas vou esperar e só comer panetone em Dezembro. Acho que até o Panetone com frutas cristalizadas fica mais gostoso nessa época.  ; )

4 comentários:

  1. Antes esperavam passar o dia das crianças pra começar o clima natalino, mas tenho certeza de que tudo isso contribui pra sensação de aceleração do tempo... já se pensa no fim do ano e nem acabou o inverno...

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Não respeitamos mais o tempo das coisas e, dessa forma, acabamos deixando de aproveitar de forma completa, mais intensa. Eu tô falando sério: só vou comprar o Panetone no Natal! Hehe!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Eu tive exatamente a mesma sintese assim que vi a última semana de SETEMBRO os panetones em um mercado!! Como geralmente digo, perdeu todo o Glamour!

    ResponderExcluir
  4. E a Cecilia Dale que já está com decoração de Natal?

    ResponderExcluir