sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Gemini, Dogma 95 e Viagem no Tempo

Um lugar que adoro ir para assistir um bom filme é o Gemini, na Avenida Paulista. Não tanto pela localização. Não necessariamente pela programação. Mas pelo cinema em si.

A decoração do Gemini é a mesma há muito tempo. Muito tempo mesmo. A ponto de proporcionar uma espécie de viagem no tempo. A qualidade das salas ou da bomboniére fica em segundo plano. Na verdade, elas pouco interessam. O clima produzido por esse cenário já coloca você num mundo diferente:


















Não se enganem: gosto muito dos grandes complexos de cinema, com suas salas 3D e som estéreo. Para assistir algo como A Origem, por exemplo, só mesmo numa dessas salas modernas você consegue ter um experiência completa. Afinal, os efeitos visuais e sonoros são quase personagens do filme.

Mas algumas histórias não precisam desses recursos para ser contadas. Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, certo? Pegue filmes de diretores do Dogma 95, por exemplo. Não existem efeitos sonoros, manipulação visual, nada. O que você vê é uma boa história sendo contada.

Fico pensando no que pode acontecer com o Gemini. Ele pode ser fechado, como foi o caso de outra linda sala de cinema, o Gazetão. Talvez ele seja reformado ou patrocinado por alguma marca. Nesse último caso, espero que as características do cinema sejam mantidas.

Por que não criar um cinema que seja realmente uma viagem no tempo?














Imagine recriar essa atmosfera, com aqueles uniformes clássicos vermelhos, os lanterninhas e tudo mais. Esse cinema poderia ter sessões especiais somente com filmes antigos. Quem não gostaria de assistir clássicos do cinema... no cinema? O Mágico de Oz, Tubarão, Poltergeist, a lista é quase infinita.

Não é só o filme que pode contar uma história. O cinema também pode. Você deve conhecer algum cinema assim. Antigo. Démodé. Mágico. Não deixe a magia morrer. Você já pode fazer a sua própria viagem no tempo.



























(Fotos: FoXMuLD3R, 13desetembro, Elaine Campos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário